IX Congresso Internacional dos Mercados Públicos | Market Consulting

IX Congresso Internacional dos Mercados Públicos

No final do mês de Março de 2015, no âmbito do IX Congresso Internacional dos Mercados Públicos, que teve lugar em Barcelona, cerca de 400 pessoas, de 40 países diferentes concordaram que os Mercados Municipais são espaços públicos vitais que permitem a troca diária entre produtores e compradores locais e acumulam um património cultural e histórico que devemos esforçar-nos por conservar, reforçar e ampliar. Hoje em dia, apesar da sua longa história e numerosos benefícios, os mercados públicos enfrentam desafios sérios devido à falta de reconhecimento na definição de políticas, investigação e financiamento. Muitas cidades carecem de políticas e recursos apropriados para investir na manutenção e sanidades básicas, para ampliar ou criar novos mercados, ou para gerir os espaços públicos de forma a integrar eficientemente a actividade dos mercados. Com a assinatura desta declaração, os participantes neste Congresso comprometem-se a:
1. Trabalhar estrategicamente para fomentar os benefícios dos mercados públicos
2. Promover a inclusão dos mercados públicos nas agendas políticas e na definição de legislação reguladora dos governos das respectivas cidades, regiões ou países
3. Defender a integração estratégica dos mercados públicos na nova agenda global de desenvolvimento

Veja aqui a versão portuguesa da declaração ratificada no final do Congresso e dê força aos Mercados, juntando-se ao grupo de pessoas que os apoiam, assinando aqui esta declaração.